No início deste mês, o Porto Itapoá registrou o novo recorde operacional de Santa Catarina, que já era seu anteriormente, e a terceira melhor marca já registrada por terminais brasileiros. Foram 136,9 MPH (movimentos por hora) por navio, e 34,6 MPH (movimentos por hora) por equipamento, na operação do navio CMA CGM Carmen, do armador CMA-CGM. O porta-contêineres possui 334 metros de comprimento e realiza a rota do serviço NGX1 (Ásia).
Atualmente, os dois melhores registros nacionais de movimentação por navio são de terminais de Santos, enquanto o maior índice de movimentação por equipamento continua sendo do Porto Itapoá – média de 49,0 (movimentos por hora) alcançado em dezembro de 2011. Em Santa Catarina, o Porto Itapoá é o numero 1, tanto na média por navio como por equipamento.
Movimentos por Hora – MPH
Este índice é utilizado no meio portuário para medir a produtividade dos terminais. É calculado o número de movimentos feitos por um terminal, em um determinado navio, num período de tempo específico. Quanto maior o índice de MPH, mais rápido acontece a operação e menos custo é gerado para armadores, exportadores e importadores. A agilidade e eficiência do Porto Itapoá são seus principais diferenciais competitivos.
*Fonte: Net Marinha